Quando o assunto é empatia, estamos nos referindo a relações compreensivas, harmoniosas e também sob medida, porque não.Querida pessoa, vou agora compartilhar com você a importância de envolver a empatia no processo terapêutico e de relação com o cliente.
Pois bem, na medida em que eu vou me relacionando com o cliente, ou paciente, como você preferir, é importante estabelecer um campo receptivo e seguro. Campo esse onde o cliente possa sentir-se naturalmente a vontade, compartilhando suas informações implícitas: emoções, sentimentos, dores, histórias, e o que realmente seja significativamente importante ao processo de resolução e cura.
Muito se fala em empatia; e poucos a compreendem e a praticam de fato. É fácil me colocar no lugar do outro. O difícil é ser o outro.
Existem inúmeras maneiras em que podemos estabelecer empatia. Vou compartilhar com você como adaptar-se ao cliente.
É importante aprender a se adaptar ao cliente, pois a adaptação nos torna semelhantes e confiáveis.
Quando digo em adaptar-se, refiro-me em não deixar de ser você mesmo, de mudar sua personalidade, mas, sim, incluir pequenos elementos os quais vão favorecer a sintonia entre você e o cliente, dando condições a uma relação compreensiva e harmoniosa. Vamos lá!
Porque adaptar-se? Quando nos adaptamos, nos tornamos semelhantes. Você sabia, que depois de nós mesmos, preferimos os que são parecidos com nós. Assim a escolha, consciente, de adaptar-se, é de se tornar alguém em que o seu cliente se sinta a vontade, como se, estivesse consigo mesmo.
Esse ato consciente, de empatia, permitirá, que você se conecte, entre no campo íntimo do paciente, ande com ele, e tenha uma comunicação clara, conduzindo-o a uma compreensão melhor de si mesmo, do processo, e do que você tem a comunicar a ele.
É preciso que você se atente a pequenos gestos, movimentos, postura e linguagem do cliente. Antes de tentar adaptar-se, é preciso fazer uma leitura. Observar e conhecer seu cliente.
Se livre das suas pré-definições, não tente imaginar ou até mesmo ler a mente do cliente, simplesmente observe atentamente, conecte-se, e deixe as informações fluírem naturalmente no campo. Não adivinhem!
Ao conquistar naturalmente o entendimento e compreensão das informações e características ali presentes, você saberá o que, quando e como fazer. Lembre que, pequenos gestos são o suficiente para estabelecer uma empatia saudável.
Espelhar posturas e gestos, adaptar-se minimamente ao timbre, tom e demais características vocais, forma de se comunicar, palavras, expressões faciais, pequenos detalhes são o suficiente na compreensão e adaptação ao cliente.
Observação: cuidado com excessos e imitações. Você não deve imitar a outra pessoa; mas conectar-se de forma a construir um ambiente, e, um campo favorável a cura.
Quer saber. Apenas se compadeça e Ame seu cliente!
Imagina que com relações empáticas, você teria melhores resultados, maior número de pacientes, compreenderia melhor as pessoas, conquistaria relações mais harmoniosas, ajudaria muito mais pessoas e, conquistaria uma carreira de sucesso.
Com base no que compartilhei ate aqui com você. O que poderia fazer, a partir de agora, a potencializar sua capacidade de criar ou estabelecer empatia nas suas relações pessoas e profissionais? O que mudaria para você, seus clientes e suas relações?
Vou deixar aqui algumas dicas valiosas para você colocar em prática e obter bons resultados em sua vida profissional e pessoal:
1. Pare e escute as pessoas, o que elas tem a dizer. Não interrompa, desde que isso seja necessário.
2. Se comunique sempre de forma clara, se adaptando a forma de comunicação da pessoa.
3. Cuida bem da sua postura, seja coerente. Pois seu comportamento detem pelo menos 55% da sua comunicação.
4. Tenha Autocontrole e Empatia. Gerindo as suas próprias emoções e, compreendendo e lidando com as emoções das outras pessoas.
5. Seja você mesmo!
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