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A PERSUASÃO NO CAMPO TERAPÊUTICO

 Precisamos cuidadosamente tocar no que diz respeito a nossa incrível capacidade de influenciar e, sermos influenciados através do domínio da linguagem. E o quanto podemos e precisamos ser cuidadosamente persuasivos para um processo terapêutico realmente eficaz.


Não tanto persuasivo, porém hábil em trazer o cliente para dentro da ideia proposta. Você imaginou como poderia ajudar seu cliente sem que ele ao menos houvesse um entendimento raso que seja há sua proposta de tratamento? E não estou me referindo ao processo: o número de sessões, a frequência e todo os outros elementos constituintes de um plano de tratamento.

O que me referindo é a capacidade de posicionar o cliente dentro de um plano efetivo de tratamento, o seu plano. De forma que ele entenda realmente o que veio procurar (suas verdadeiras necessidades); e o que você tem a contribuir efetivamente agora.

Essa Comunicação Especial,  consiste  em saber usar a voz e seu grande poder, a expressão corporal e principalmente as palavras para potencializar a si mesmo e as outras pessoas, seus clientes.

Através de uma boa forma de comunicar somos capazes de distinguir quem busca de forma inteligente algo a mais na sua vida e quem se debate em frustrações e falta de esperança.

A fala, o ato de comunicar através de palavras, a linguagem corporal, detém a chave para o sucesso do processo terapêutico.

Saber o que e como se comunicar depende muito do quanto você conhece da outra pessoa. Impossível transmitir uma mensagem assertiva sem que ao menos tenha prévia observação das características da linguagem e impressões sensoriais preferidas da pessoa a sua frente.

Todos nós nos relacionamos com o mundo e as pessoas a nossa volta de uma forma específica e particular. Isso mesmo! Para interagirmos como o mundo, interior ou exterior, utilizamos os nossos sentidos, como: o auditivo, visual, e sinestésico. Cada um de nós, normalmente, utilizamos um desses sentidos de uma forma especial, tendo uma leitura do mundo através dele. Também tem um grupo de pessoas chamadas de binárias, neutras ou digitais. São aquelas que não usam os sentidos da mesma maneira para se comunicar, usam uma maneira bastante particular, através de um diálogo interno e de opções binárias. Certo ou errado.

Pois bem, agora que sabemos que cada um se comunica e compreende o mundo e as coisas de uma maneira particular.Fica óbvio a necessidade de uma leitura prévia das expressões e sinais, bem como, o estilo e linguagem da pessoas que vamos comunicar. Só assim seremos efetivos ao falar a mesma língua e sermos melhor compreendidos.

Você vai adaptar a sua fala ao modo pelo qual a pessoa entende, pensa e comunica-se com o mundo.

Use metáforas e descrições do mesmo modo e assegure-se de falar sobre os tipos de coisas que você sabe que são importantes para ela. Em outras palavras, as coisas que ela foca, ouve e intensifica.

Se adaptar a forma de se comunicar com o mundo de seu cliente é, a melhor chance que você tem para uma compreensão mais profunda por parte do tratamento ou plano proposto.

Se você atingiu a compreensão necessária do tema aqui proposto, quer dizer que está preparado para subir ao próximo nível, o nível de um terapeuta de sucesso.

Lembre-se: para atingir resultados profundos, você deve adaptar-se ao seu cliente e comunicar-se da maneira que ele entende e se comunica com o mundo. Use o poder da comunicação e da linguagem a seu favor!

O conteúdo fez algum sentido para você?

Você já adapta sua linguagem a forma de se comunicar do cliente, de forma que ele consiga entender e dar a real importância ao seu trabalho?

Vou compartilhar algumas dicas para você potencializar sua fala e comunicação, transformando a realidade dos seus atendimentos.

1. Você é o Terapeuta: diga a seu cliente o que e como ele deve fazer.

2. Faça um Acordo. Nesse momento o comprometimento de ambas as partes é fundamental.

3. Seja Claro. De forma que o cliente entenda perfeitamente tudo que irá acontecer daqui para frente.

4. Atenta-se a forma que você se comunica. Certifique-se de estar falando a linguagem do seu cliente.

5. Certifique-se: que você foi bem compreendido quanto ao plano de tratamento e a ideia proposta.


Sucesso na sua caminhada!

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